quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Entrevista com Fabricio Santiago para o site CinemaOrama


Por Raphael Camacho

O jovem Fabricio Santiago tem 23 anos é ator, diretor, roteirista e também foi integrante do grupo Nós do Morro, desde o ano de 1998 até junho de 2010, onde cursou as disciplinas que integram a grade curricular de formação artística do grupo. Na televisão já participou do elenco de Malhação, Tv Globinho, Sítio do Pica Pau Amarelo entre outros. Atualmente, fez parte da produção Vamos Fazer um Brinde, que foi um dos filmes nacionais selecionados para o Festival do Rio de Cinema desse ano. Para falar um pouco da sua carreira no cinema e seus futuros projetos, fomos conversar com o artista carioca:

1) Como surgiu o convite para fazer o longa Vamos Fazer Um Brinde, selecionado para mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2011?

Eu fui convidado pela própria diretora e roteirista do longa, Sabrina Rosa, ela já me conhece há mais de 10 anos, inclusive foi a minha primeira professora de teatro e já atuamos no teatro também, então ela conhece o meu trabalho não é de hoje.


2) Como reagiu a produção e o elenco do filme ao saber da seleção de Vamos Fazer Um Brinde para o tão aguardado Festival do RJ de Cinema 2011?

Nossa! Ficamos muito felizes, particularmente eu não esperava, por esses festivais serem tão concorridos. Participamos também do CINE-PE, o Festival de Pernambuco e a emoção foi a mesma.


3) O que é cinema para você?

Cinema é emoção, vibração, energia… Uma fonte onde eu posso explorar a minha arte da maior maneira possível, aquela tela imensa, invadindo o telespectador, fazendo com que ele sinta toda emoção (seja ela positiva ou não) e verdade que eu passo fazendo o que eu amo.


4) Ainda é muito difícil conseguir dinheiro (incentivo/patrocínio) para rodar um projeto de cinema no Brasil? Por quê?

Muito, aqui no nosso país não existe investimento voltado à cultura, o que é muito triste, pois assim como o esporte, cultura é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade.


5) Já está com futuros projetos? Tem como adiantar alguma coisa para os nossos leitores? Será que vem um outro longa-metragem por aí?

Sim, inclusive nós vivemos de futuros projetos, alguns dão certos, outros… Será? Será? Tenho sim, eu acabei de filmar o Longa Totalmente Inocentes, está fresquinho, é uma paródia dos filmes favela movie, que deve estrear no meio do ano que vem (2012).


6) Mande uma mensagem aos cinéfilos leitores do Cinema O Rama e ao pessoal que quer seguir a carreira artística.

Foi um prazer essa entrevista, é sempre bom falar de cinema e eu desejo boa sorte, galera, pois vocês vão precisar, porque não é fácil esse nosso ofício. (risos). E digo também para fazerem igual aos meus amigos diretores: Cavi Borges e Sabrina Rosa. Que se autoproduziram e está dando super certo! Não fiquem esperando o trabalho bater em sua porta, façam vocês mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário